You are currently viewing Receita de Bolo de Cenoura sem glúten e Receita de leite condensado de coco

Receita de Bolo de Cenoura sem glúten e Receita de leite condensado de coco

|

Receita de Bolo de Cenoura e 2 Coberturas! Ou seja, é um 3 em 1.

“Receitinha por favor, para ontem!” Ah, como eu gosto dos vossos pedidos! E depois ver as vossas partilhas das receitas é um sensação indiscritível de tão maravilhosa que é! Obrigada, muito obrigada por estares desse lado.
Falando do Bolo de Cenoura sem glúten… este bolo é tudo o que estás à espera, o sabor da cenoura é o rei que se conjuga com uma humidade no ponto certo e a textura esponjosa que tanto se aprecia. Não sei se vos já abri o apetite, mas eu já estou cheia de vontade de voltar à cozinha.

Que ingredientes precisas para fazer esta receita:

Basta alguns ingredientes que facilmente se encontram. Verifica a lista e sugestões de onde podes adquirir e códigos promocionais associados:

– Para o Bolo de Cenoura:

  • Cenouras – bem, não seria um bolo de cenoura se estas meninas não estivessem entre os ingredientes;
  • Manteiga adoro o toque da manteiga num bolo. Se não podes ou queres consumir lactose vê a minha sugestão abaixo;
  • Mel – se já és suficientemente doce, podes reduzir a quantidade de mel usada (a cenoura já vai dar um toque de doçura ao bolo). Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVO10, acumulável com outros descontos];
  • Limão – na receita do bolo utilizo apenas o sumo do limão porque ajuda a dar um certo equilíbrio de sabores ao bolo e não só. Se fizeres o caramelo de amêndoas para cobertura guarda a raspa de limão;
  • Ovos – os meus melhores amigos, dão leveza, união, humidade e estrutura à receita;
  • Farinha de arroz (branco) – esta farinha vem dar uma certa leveza à receita e também uma certa crocância;
  • Polvilho doce – este amido é o nosso espessante amigo, retém a humidade da receita, evitando que o bolo fique seco e “esfarelado”;
  • Farinha de milho – no momento de comprares esta farinha escolhe sempre a opção biológica e livre de OGM’s. Esta farinha dará estrutura e densidade ao bolo.
  • Fermento em pó – a tal da levedura que têm um papel de dar maciez e “fofura” ao bolo. Não te esqueças para uma opção sem glúten de verificar a indicação de “sem glúten” na embalagem.

– Para o Leite condensado de coco (e laranja):

  • Leite de coco – nesta receita recomendo-te usar um leite de coco com maior percentagem de coco que encontrares, a gordura aqui é essencial. Sugiro, por exemplo, desta marca aqui [Cupão promocional ANARUIVO10, acumulável com outros descontos];
  • Xylitol (ou xilitol) forte adoçante natural (para teres uma noção, o xylitol pode ser 300 a 400 vezes mais doce que o açúcar branco), pelo que não te aconselho que faças substituição de 1:1 do açúcar, ou a receita não ficará comestível;
  • Sal aquela pitada que ajuda a acentuar o doce. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVO10, acumulável com outros descontos];
  • Laranja ou óleo essencial de laranja – se quiseres uma versão neutra podes omitir este ingredientes. Nesta receita uso a raspa de laranja ou óleo essencial da mesma porque acho que combina super bem com o sabor da cenoura.

– E para o Caramelo de amêndoas:

  • Amêndoa – este é mais um dos ingredientes óbvios. Neste caramelo uso amêndo palitada, mas podes usar no formato que tiveres à mão ou preferires.
  • Manteiga – como refiro em cima, se não podes ou queres consumir lactose vê a minha sugestão abaixo;
  • Mel – podes reduzir a quantidade de mel usada se já tens o teu paladar adaptado ou aumentar a quantidade se ainda queres convencer os gulosos de plantão. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVO10, acumulável com outros descontos];
  • Bebida vegetal – podes utilizar qualquer bebida vegetal ou até leite normal se o consumires. Ficam as minhas sugestões: aqui e aqui [Cupão promocional ANARUIVO10, acumulável com outros descontos];
  • Limão – como mencionei em cima, uso somente a raspa de limão porque considero que o sabor conjuga muito bem. Podes omitir ou colocar raspa de laranja ou baunilha em pó, por exemplo.

Como fazes esta receita:

Vamos por partes e vais ver que é muito simples!

– o Bolo de Cenoura:

Passo 1 – Liga ao forno a 180ºC. Um forno pré-aquecido é essencial na hora de fazer bolos.
Passo 2 – numa taça larga coloca os ingredientes secos e envolve bem.
Passo 3 – Prepara os restantes ingredientes, pesa tudo, corta a cenoura crua às rodelas, caso não tenhas a manteiga à temperatura ambiente, derrete a manteiga (mas sem ferver, o suficiente para ficar mais líquida). Num liquidificador ou noutro tipo de processador adiciona as rodelas de cenoura, a manteiga, o mel e o sumo de limão. Tritura tudo muito bem até criar uma massa homogénea (não convém que se note pedaços da cenoura). Mantém a liquidificadora ligada e adiciona os ovos, um a um, triturando entre cada um deles.
Passo 4 – Adiciona esta mistura de cenoura à taça dos ingredientes secos e mexe cuidadosamente até ficar tudo bem incorporado (tenta ao máximo reservar o ar da massa de bolo, para isso não batas a massa, vai envolvendo calmamente).
Passo 5 – Prepara a(s) forma(s) de forno que escolheste para o bolo (forra com papel vegetal ou passa com um gordura e farinha de arroz para evitar que a massa se pegue depois). Verte a massa nessa(s) forma(s) e coloca no forno durante 15/20min (a ideia é ficar um bolo húmido, por isso ajusta o tempo à potência do teu forno). Faz o já habitual teste do palito e deixa mais tempo se necessário. Quando estiver cozido, no ponto, retira do forno e deixa arrefecer numa grelha, de preferência.

– o Leite condensado de coco e laranja:

Passo 1 – Verte a lata de leite de coco num tacho e adicionar o xylitol e uma pitada de sal.
Passo 2- Deixa levantar fervura e depois põe em lume médio a baixo (sem deixar de borbulhar um pouco). Deixa assim até engrossar, e mexendo ocasionalmente. [Dica para dias apressados: coloca uma colher de chá de polvilho doce ou farinha de araruta – também pode ser uma colher de café rasa de goma de guar – que ajuda a dar espessura.]
Passo 3 – Quando estiver cremoso – pensa na cremosidade do leite condensado “normal” é esse ponto que queres atingir -, colocar em frascos esterilizados e adiciona num dos frascos a raspa de laranja ou gotas de óleo essencial de laranja. Deixa arrefecer. Para cobrir o bolo com este leite condensado de coco, este último tem de estar morno para ser mais fácil manuseá-lo.

o Caramelo de amêndoas:

Passo 1 – Numa frigideira, adiciona a manteiga (sugestão sem lactose abaixo), o mel, a bebida vegetal da tua preferência e raspa de limão (se tiveres óleo essencial de limão podes substituir). Deixa ferver.
Passo 2 – Junta a amêndoa palitada, vai dando uma mexida, reduz o lume e deixa caramelizar, continuando a mexer. Retira ainda quente e cobre o bolo.

 

Quais os utensílios e equipamentos que precisas ter:

Adapta sempre ao que tens em casa!
Eu utilizo na receita de bolo taças/tigelas, colheres, balança de cozinha, liquidificador e uma forma de forno para o bolo (forma de forno para bolo similar esta e dou ainda estas sugestões 1, 2, 3– usa o código Fanlecuine para 5% de desconto adicional). Para o leite de condensado de e o caramelo de amêndoa uso: balança de cozinha, colheres, tacho/frigideira.

Dicas, substituições e outras questões:

  • Posso usar outro adoçante? Sim, podes! Na receita uso mel (bolo de cenoura e caramelo de amêndoas) e xylitol (leite condensado de coco), mas podes usar açúcar mascavado, geleia de coco ou de tâmaras, geleia de agave ou de ácer, açúcar de coco ou outro adoçante da tua preferência, usa o que mais gostares. Numa perspectiva de saúde, o melhor é sempre ir reduzindo a quantidade utilizada qualquer seja o adoçante.
  • Dá para fazer a receita sem lactose? Dá sim. Eu confesso que adoro o saborzinho da manteiga num bolo destes ou no caramelo de amêndoas. Todavia, se não podes ou queres consumir lactose troca a manteiga por ghee (opção sem lactose ou com níveis muito baixos) ou óleo de coco.
  • Que substituições posso fazer às farinhas? Primeiro de tudo deixa-me alertar-te que qualquer substituição resulta num bolo diferente. Isto porque as quantidades que uso nas minhas receitas de farinhas são pensadas, ajustadas e testadas de acordo com as características daquela farinha e com o sabor, textura, consistência, maciez, humidade, crocância e todos os atributos que pretendo para aquela receita. Tendo isto em mente, e sabendo que nem todas foram testadas, posso te sugerir as seguintes substituições das farinhas: farinha de arroz por farinha de aveia; polvilho doce por farinha de araruta; farinha de milho por farinha de trigo-sarraceno.
  • Como conservar o leite de condensado de coco e qual o prazo de validade? Depois de arrefecido, fecho os frascos de forma hermética, e guardo no frigorífico. Aconselho-te a usares até 3/4 semanas. Caso vejas que não vais usar nessas 3/4 semanas em vez de guardares no frigorífico, podes congelar. Se congelado, retira 24h antes do momento de volatres a usar, deixando no frigorífico nessas 24h.

Se tens outras questões ou dúvidas comenta, por favor, podes estar ajudar tantas outras pessoas.

Vê mais receitas de bolos sem glúten aqui.

Se fizeres a receita lembra-te, por favor, de me identificar no facebook @anaruivo.pt e no instagram @anaruivo28.

Receita de Bolo de Cenoura sem glúten e Receita de leite condensado de coco

Este bolo é tudo o que estás à espera, o sabor da cenoura é o rei que se conjuga com uma humidade no ponto certo e a textura esponjosa que tanto se aprecia.
Tempo de Preparação 15 minutes
Tempo de Cozedura 20 minutes
Tempo Total 35 minutes
Servings 1 bolo

Ingredientes
  

Base - Bolo de Cenoura Sem Glúten:

  • 150 gr cenoura crua
  • 30 gr manteiga
  • 50 gr mel
  • 10 gr sumo de limão
  • 3 ovos
  • 40 gr farinha de arroz
  • 50 gr polvilho doce
  • 30 gr gr de farinha de milho
  • 5 gr fermento em pó

Leite condensado de coco:

  • 400 ml leite de coco (um lata)
  • 3 colher de sopa xylitol
  • Raspa de 1 laranja ou óleo essencial de laranja
  • Pitada de sal

Caramelo de amêndoas:

  • 60 gr amêndoa palitada
  • 1 colher de sopa manteiga
  • 1 colher de sopa sopa de mel rasa rasa
  • 2 colher de sopa bebida vegetal
  • Raspa de 1 limão

Modo de Preparação
 

Base - Bolo de Cenoura Sem Glúten:

  • Ligar ao forno a 180ºC.
  • Colocar numa taça larga os ingredientes secos e envolver.
  • Colocar num liquidificador ou outro tipo de processador a cenoura cortada às rodelas, a manteiga derretida, o mel e o sumo de limão. Triturar bem até criar uma massa homogénea. Adicionar os ovos, um a um, triturando entre cada um deles.
  • Adicionar esta mistura aos ingredientes secos e mexer até ficar tudo bem incorporado.
  • Colocar a massa do bolo na forma de bolo anti-aderente para o forno (ou forrada com papel vegetal). Levar ao forno durante 15/20min. Fazer o teste do palito e deixar mais tempo se necessário. Quando estiver cozido, retirar do forno e deixar arrefecer numa grelha, de preferência.

Leite condensado de coco e laranja:

  • Verter a lata de leite de coco num tacho e adicionar o xylitol e uma pitada de sal. Deixar levantar fervura e depois colocar em lume médio-baixo (o suficiente para borbulhar um pouco) até engrossar, mexendo ocasionalmente.
  • Quando estiver cremoso, colocar em frascos e adicionar num deles raspa de laranja ou gotas de óleo essencial de laranja. Deixar arrefecer até ficar morno e cobrir o bolo já arrefecido.

Caramelo de amêndoas:

  • Numa frigideira, adicionar a manteiga, o mel, a bebida vegetal e araspa de limão, deixar ferver.
  • Juntar a amêndoa palitada, ir mexendo, reduzir o lume e deixar caramelizar. Retirar ainda quente e cobrir o bolo.
Keyword AÇÚCAR DE COCO, BEBIDA DE AMÊNDOA, BEBIDA VEGETAL, BOLO DE CENOURA, CARAMELO, CENOURA, FARINHA DE ARARUTA, FARINHA DE ARROZ, FARINHA DE MILHO, LEITE CONDENSADO DE COCO, LEITE DE COCO, MANTEIGA, MEL, PALEO, POLVILHO DOCE, SEM GLÚTEN, SEM LACTICÍNIOS, SEM LACTOSE, XILITOL, XYLITOL

Guarda no teu albúm de Pinterest:

Deixe um comentário

Recipe Rating