Sobre este Bolo de Limão Inteiro e Sementes de Papoila sem glúten…
“Alho e limão são meio cirurgião.” Já tinhas ouvido falar deste provérbio? Eu confesso sou péssima em ditados populares, expressões ou provérbios. É muito raro acertar num do início ao fim (raro mesmo, ao ponto de me baterem palmas sempre que acerto). Este provérbio fez-me pensar como a natureza nos nutre e, ainda nos presenteia com os melhores remédios. Vem daí a minha pretensão de querer ao máximo respeitar nestas receitas o melhor que a natureza nos dá. É a minha forma de agradecimento, e todos ganhamos com isso, não achas?
Não tínhamos um grande hábito de consumir limão em casa dos meus pais. Usávamos as cascas para o chá ou para um bolo e o sumo para temperar algumas coisas mas sem exagerar.
Não tinha referência próxima de um bolo de limão quando decidi fazê-lo. Pensei em algo um tanto ao quanto húmido de cor amarelada e onde o doce e ácido estivessem bem balanceados… e saiu este lindão! Vais experimentar?

Que ingredientes precisas para fazer este Bolo de Limão Inteiro e Sementes de Papoila sem glúten:
Basta alguns ingredientes que facilmente se encontram. Verifica a lista e sugestões de onde podes adquirir e códigos promocionais associados:
– Para o Bolo de Limão Inteiro e Sementes de Papoila sem glúten:
- Limão – bem, não seria um bolo de limãosem esta fruta como actriz principal. Tenta escolher um com a casca mais fina que encontres;
- Iogurte – adiciona um pouco de proteína dando estrutura à massa do bolo;
- Mel – se já és suficientemente doce, ou se gostares de sentir mais o ácido do limão, podes reduzir a quantidade de mel usada. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT];
- Ovos – os meus melhores amigos, dão leveza, união, humidade e estrutura à receita;
- Manteiga – adoro o toque da manteiga num bolo e a gordura é essencial para a consistência que desejamos.
- Farinha de arroz (branco) – esta farinha vem dar uma certa leveza à receita e também uma certa crocância. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT];
- Farinha de Arroz Integral – Esta farinha dará estrutura e densidade ao bolo. Encontras em qualquer supermercado;
- Polvilho doce – este amido é o nosso espessante amigo, retém a humidade da receita, evitando que o bolo fique seco e “esfarelado”. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT];
- Fécula de batata – papel semelhante ao Polvilho Doce. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT];
- Fibra de Psyllium – vai dar aquele extra na consistência mais fofa do bolo. À partida, podes considerar este ingrediente meio estranho ou até achar um pouco acima no preço, mas acredita em mim vale bem o investimento. A fibra de psyllium que eu mais gosto de usar, adquiro aqui [Cupão promocional: Anapuritea10];
- Fermento em pó – a tal da levedura que têm um papel de dar maciez e “fofura” ao bolo. Não te esqueças para uma opção sem glúten de verificar a indicação de “sem glúten” na embalagem. Encontras em qualquer supermercado;
- Sementes de Papoila – para além que ficar super catita, também vai trazer alguma gomosidade à massa do bolo. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT].
– Para a cobertura (opcional):
- Limão – aqui usarás o sumo e a raspa de limão;
- Xylitol ou Xilitol – escolhi este adoçante por ter cor esbranquiçada. Podes aquirir aqui [Cupão promocional ANARUIVOPT].

Como fazes esta receita:
É muito simples de fazer!
– o Bolo de Limão Inteiro e Sementes de Papoila sem glúten:
Passo 1 – Liga o forno a 180ºC e pesa os ingredientes secos, peneira e envolve.
Passo 2 – Depois, tritura o limão inteiro (casca e tudo) num processador até ficar puré.
Passo 3 – Seguidamente, adiciona ao liquidificador o iogurte, mel e os ovos. .
Passo 4 – Adiciona esta mistura líquida à taça dos ingredientes secos e mistura tudo muito bem até ficar uma massa homogénea. Junta a manteiga à temperatura ambiente e mistura. Por fim, as sementes de papoila e envolve.
Passo 5 – Por fim, coloca numa forma à escolha para o forno e leva ao forno durante 30min aproximadamente.
– a cobertura (opcional):
Passo 1 – Num copo largo adiciona o sumo e a raspa de limão e o xylitol e com a ajuda da varinha mágica processa até ficar um creme esbranquiçado.

Quais os utensílios e equipamentos que precisas ter:
Adapta sempre ao que tens em casa!
Eu utilizo na receita de bolo taças/tigelas, colheres, balança de cozinha, liquidificador/varinha mágica e uma forma tipo “bolo inglês” (forma similar esta ou esta para o forno – usa o código lecuineFan para 5% de desconto adicional).
Dicas, substituições e outras questões:
- Posso usar outro adoçante? Sim, podes! Na receita uso mel (bolo de cenoura sem glúten e caramelo de amêndoas) e xylitol (leite condensado de coco), mas podes usar açúcar mascavado, geleia de coco ou de tâmaras, geleia de agave ou de ácer, açúcar de coco ou outro adoçante da tua preferência, usa o que mais gostares. Numa perspectiva de saúde, o melhor é sempre ir reduzindo a quantidade utilizada qualquer seja o adoçante.
- Que substituições posso fazer às farinhas? Primeiro de tudo deixa-me alertar-te que qualquer substituição resulta num bolo diferente. Isto porque as quantidades que uso nas minhas receitas de farinhas são pensadas, ajustadas e testadas de acordo com as características daquela farinha e com o sabor, textura, consistência, maciez, humidade, crocância e todos os atributos que pretendo para aquela receita. Tendo isto em mente, e sabendo que nem todas foram testadas por mim, mas testadas pelos queridos seguidores, posso te sugerir as seguintes substituições das farinhas: fécula de batata por polvilho doce (se fizeres esta troca adiciona mais 10gr de polvilho doce em relação à quantidade indicada na receita de fécula de batata) e farinha de arroz integral por farinha de trigo-sarraceno.
Se tens outras questões ou dúvidas comenta, por favor, podes estar ajudar tantas outras pessoas.
Vê mais receitas de bolos sem glúten aqui.
Se fizeres a receita lembra-te, por favor, de me identificar no facebook @anaruivopt e no instagram @anaruivopt.

Receita de Bolo de Limão e Sementes de Papoila sem glúten
Ingredientes
Para o bolo:
- 1 limão inteiro lavado
- 125 gr iogurte natural
- 100 gr mel
- 4 ovos
- 80 gr manteiga à temperatura ambiente
- 70 gr farinha de arroz
- 70 gr farinha de arroz integral
- 60 gr polvilho doce
- 30 gr fécula de batata
- 10 gr fibra de psyllium
- 10 gr de fermento em pó
- 5 gr sementes de papoila
- 1 pitada sal marinho
Para a cobertura:
- Raspa e Sumo de 1 limão
- 40 gr xylitol
Modo de Preparação
Para o bolo:
- Ligar o forno a 180ºC.
- Numa taça larga juntar e envolver todas as farinhas (farinha de arroz, farinha de arroz integral, polvilho doce, fécula de batata), fibra de psyllium, fermento em pó e o sal.
- Num liquidificador ou outro processador de alimentos, adicionar e triturar bem entre a introdução de cada ingrediente: limão inteiro, iogurte, mel e os ovos.
- Adicionar esta mistura líquida à taça dos ingredientes secos e misturar tudo muito bem até ficar uma massa homogénea. Juntar a manteiga à temperatura ambiente e misturar. Adicionar, por fim, as sementes de papoila e envolver.
- Verter a massa numa forma tipo bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha de arroz.
- Levar ao forno durante aproximadamente 45min (fazer o teste do palito para verificar a cozedura).
- Deixar arrefecer sobre uma grelha.
Para a cobertura:
- Num copo largo adicionar o sumo e a raspa de limão e o xylitol e com a ajuda da varinha mágica processar até ficar um creme esbranquiçado.