Ana Ruivo, muito gosto em conhecer-te!


Sou a autora deste cantinho. Vou partilhar um pequeno resumo da história de como tudo começou. Em 2013 iniciei a minha carreira profissional na área financeira, era um trabalho exigente e que envolvia muitas horas. Aliada à falta de descanso e ao stress diário, a alimentação não estava de todo equilibrada e aí começaram as más disposições, as terríveis dores abdominais, as sensações de azia e enfartamento, os desequilíbrios intestinais, as rinites/sinusites, constipações, e outras infecções. Depois de idas infindáveis a várias especialidades médicas, de pilhas de exames e análises e de um carregamento de medicação, estava eu com 21/22 anos, a tomar mais de 10 comprimidos diários e continuamente mal disposta e doente… alguma coisa tinha de fazer para reverter este cenário se queria ter alguma qualidade de vida.  Eis que encontrei o meu (ainda hoje) nutricionista Júlio Castro Soares, que recomendo vivamente – este homem salvou-me a vida – e comecei a retirar todos os alimentos inflamatórios e comer os alimentos na sua forma mais pura. As diferenças foram abismais, do dia para a noite, o mau estar desapareceu e o inchaço começou a aliviar. Descobri assim que era intolerante ao glúten e também não posso abusar dos lacticínios. Comecei a sentir-me eu novamente… Não sei colocar em palavras esta sensação de voltar a sentir que tomei as rédeas do meu corpo, é inexplicável. 

Daqui a iniciar um projecto “Caramelo’s kitchen”, com a minha irmã, Paula Ruivo, assente em comida seguindo o conceito alimentar Paleo Descomplicado (promovido pelo Francisco Silva), passando por fazer worskshops, sessões pelo país inteiro e fora do país também, até idas à televisão (RTP, CM TV, Canal Q, entre outros), colaboração na Revista Paleo XXI e o lançamento do livro “Cozinha Paleo XXI”, foi tudo tão rápido e uma caminhada maravilhosa!

Estava tudo a correr melhor do que alguma vez poderia sequer imaginar. Contudo, faltava algo! Como costumo dizer, nada acontece por acaso e a vida acaba sempre por ser sincera…

Quando cozinhava, havia algo diferente sempre que fazia um pão ou um bolo, um estímulo que me cativava de alguma forma, um certo brilho. Fui-me apercebendo que pessoas com esta intolerância/alergia ou outra qualquer, muitas vezes se sentem assim “limitados” nas escolhas alimentares. Sabia que podia fazer algo quanto a isto e devolver o prazer de comer um belo pão com manteiga ou um bolo incrível numa ocasião especial.

A minha avó paterna era a melhor padeira que eu tinha conhecido. Todo o processo de fazer pão que eu assistia em criança me parecia pura magia, adorava cada passo que a minha avó pacientemente me explicava. No final de 2018 a minha avó faleceu e cresceu aqui uma vontade… 

Fica já a conhecer o meu novo ebook e aprende a fazer as 10 melhores receitas de pão sem glutén!

Era a altura! Era a altura de me virar para um caminho alinhado com todos estes sinais e outros que perduravam há anos… Como este… Estávamos em 2014/2015, conversa entre mim e o meu namorado: “Amor, que tal o pão? Provaste?”; “Sim provei, sabe a bolo, não é pão.” Foi isto vezes e vezes sem conta… “Um dia ainda vou fazer um pão sem glúten que gostes e digas que é pão!”, dizia eu.                         

E assim foi… Depois de muitas horas de estudo teórico, comecei finalmente a experimentar. Até que o meu namorado disse: “Sabe a pão! É sem glúten? É o melhor pão que já fizeste!” Foi crescendo o bichinho e quis cada vez experimentar mais e mais! Precisava então de um cantinho para acomodar confortavelmente tudo isto. 

Nasceu então este site.

O site será a minha “casa” onde divulgo e partilho informação sobre pães e bolos sem glúten, utilizando alimentos naturais com o mínimo de aditivados. O objectivo é assim partilhar conhecimento sobre como fazer e sentir prazer com produtos (bolos/pães) funcionais a pessoas que por opção ou por imposição médica não podem consumir glúten e outros alimentos. 

Se tiveres mais questões ou quiseres saber alguma curiosidade sobre mim ou sobre o projecto, sente-te a vontade de entrar em contacto comigo.

Fica já a conhecer o meu novo ebook e aprende a fazer as 10 melhores receitas de pão sem glutén!